Pessoas estranhas #92 - os maluquinhos da Nutella

by - quinta-feira, janeiro 25, 2018


O Intermarché de Beauvais, França, está a fazer uma promoção nos frascos de Nutella - €1,40 em vez de €4,50. Ora a mim e provavelmente a você que está a ler isto, isto não seria um motivo para provocar o caos completo e uma luta pela sobrevivência em pleno supermercado. Mas aconteceu.

O stock de hoje evaporou-se em menos de uma hora. Foi publicado este vídeo em baixo que mostra a anarquia - pessoas aos berros, outras a tentar roubar o frasco alheio, num local já completamente desarrumado e destruído. A polícia foi chamada a intervir.

É tão estúpido, tão mesquinho. Somos umas meras peças de xadrez nesta sociedade de consumo onde devia ser o consumidor a mandar, mas em vez disso são os interesses económicos a fazer-nos de parvos, e caímos que nem patinhos. Nunca na minha vida pensei ver uma situação destas por causa de Nutella em promoção. Insultamos, somos violentos, tornamo-nos bestas, por um bocado de chocolate mais barato.

A Nutella é nociva, um completo poço de açúcar refinado, e talvez advenha daí esta agressividade toda. Há produtos no mercado tão ou mais saborosos, e até mais baratos, que este veneno. Há produtos que não usam esta quantidade de açúcar, e que utilizam alternativas como açúcar de cana, de côco, entre outros. A Nutella também utiliza óleo de palma, grande responsável pela desflorestação e pela extinção de vários animais. Por isso, se você é guloso, como eu, saiba que pode continuar a ser, respeitando o próximo e o planeta. Algumas sugestões:

. Fazer em casa (a melhor opção) - é fácil, saudável, barato, e só precisa de 4 ingredientes. Ver aqui.
. Costumo comprar este online. É óptimo, com açúcar de cana e óleo de girassol.
. Esta opção existe no Continente e já apanhei imensas vezes em promoção.

Vá lá, não temos de ser umas bestas para poupar uns trocos, ainda por cima por coisas que não valem a pena. Eu sei que a guerra por comida e água vai acontecer, mas por Nutella? Get a life...


You May Also Like

3 comentários

  1. Uma vez vimos na TV francesa a Segolene Royal a falar da Nutella precisamente por ser nociva ao ambiente, nomeadamente no óleo de palma, quando era ministra do ambiente em França. Foi um não acabar de apoios ao produto/marca com desculpas da ministra no final. A corrida também pode ter sido a dos donos de quiosques de crepes, já que o "crepe au chocolat" não é mais do que "crepe au Nutella" ;-)

    ResponderEliminar
  2. Tem sido uma "guerra" que a Ferrero tem mantido desde há muito tempo e que tem acabado por ganhar, porque o dinheiro fala sempre mais alto. Para além da questão ambiental, a mão de obra é baratíssima nos países onde é produzido, e onde predomina a mão de obra infantil :S Não sei se não seria mais benéfico para a sua imagem pública passarem simplesmente a usar óleo de girassol, cânhamo, abacate, côco, jojoba, há tantas alternativas!

    Mas felizmente já há muita gente informada e a mudar os seus hábitos.

    Sim, também pensei nesses comerciantes que põem Nutella em todo o lado, mas, por amor de deus, não justifica a guerra! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A guerra, qualquer que ela seja não precisa de justificação, basta dois teimosos ateimarem para uma começar. Aqui imagino que a ganância tenha sido a motivação, nunca o verdadeiro gosto pelo chocolate (que a Nutella não é)! :-)

      Eliminar