Pois com o Orçamento Participativo de Lisboa (OP) o tuga pode sugerir projectos para a cidade e colocá-los em votação. Os mais votados pelos cidadãos recebem a verba necessária e o projecto é levado avante.
Muita gente não sabe que isto existe e eu própria assumo com vergonha que só soube o ano passado. E é muito fácil. Visitem o site, consultem os projectos em votação, e podem votar em dois - um de alto e um de baixo orçamento. É só enviar uma mensagem para o 4310 (é grátis), colocando no texto o número do projecto.
Há propostas para todos os gostos: a construção de um pombal contraceptivo, de casas de banho públicas nos jardins e outros espaços, a criação de circuitos de corrida, reabilitação de jardins, criação de uma rede de parques para cães, de parques infantis, adaptação dos passeios e rodovias para deficientes, enfim, são centenas, é escolher aquilo que gostavam que se concretizasse e votar (até dia 15!). Não custa nada.
Usem os meios que têm à disposição para mudar alguma coisa e mostrem interesse neste tipo de projectos que dão voz à população. Senão, perdem o direito de se queixar... Mesmo Lisboa não sendo a vossa cidade (também não é a minha, embora me desloque para lá todos os dias), ao mostrar interesse é meio caminho andado para que isto se estenda a outras cidades, visto que até no estrangeiro este modelo foi premiado e copiado.
Toca a dar ao dedo!

Sem comentários:
Enviar um comentário