Para sempre Tokitae

by - segunda-feira, agosto 21, 2023

A imagem em baixo representa o momento em que Tokitae se deixou libertar para a morte. Era uma orca que passou 53 anos (!) em cativeiro a fazer piruetas e acrobacias para humanos dentro de uma banheira. Sinto uma mágoa profunda, um sentimento de vergonha e impotência perante isto. Só me apetece pedir desculpa, Toki, pelo humano, que paga para mamar pipocas e ver um ser lindo, único, preso toda uma vida, para gáudio próprio, sem pensar um segundo sequer que sentias dor, medo, tristeza. Que eras uma prisioneira, sem teres cometido qualquer crime, sem teres feito nada de mal. Desculpa, desculpa, desculpa.

Sob a máscara da desculpa da "preservação das espécies" Toki foi capturada. Não caiam nessa, fazer malabarismos com arcos e bolas é apenas e só encher os bolsos de alguém à custa de sofrimento. Mas quem pensamos nós que somos? Para retirar à natureza o que tem de mais belo e torturá-lo durante décadas? Como é que as pessoas não veem a crueldade nisto? Será que se estão simplesmente a cagar? Como é que continuamos a alimentar isto, também em Portugal?

Não compactuem com isto. Os golfinhos do Zoomarine e do Jardim Zoológico não escolheram viver num tanque e servir de palhaços para animar a malta. Os touros nas arenas não escolhem morrer espetados por ferros sangrando até à morte. As araras dos parques aquáticos não escolheram passar o dia inteiro debaixo do sol tórrido a tirar fotografias nos vossos ombros. Os elefantes e os camelos não escolheram passar o dia a arcar com turistas no lombo. Os cavalos usados nas touradas não pediram para levar cornadas no lombo, para ter a boca em sangue de tanto ser puxada, acabando muitas vezes por ter de ser abatidos. Tudo isto é ERRADO! Não paguem bilhetes para estas merdas!

Vivam e deixem a natureza em paz. Apreciem-na, tirem dela partido sem abusar. Querem brincar, brinquem com as vossas pilinhas. Querem ver orcas? Vejam nos documentários ou arrisquem-se num veleiro junto à costa, elas andem aí, onde pertencem. Temos a mania da grandeza e de que tudo podemos, mas um dia este planeta vai mostrar-nos que não somos nada. Já começou.

É de lágrimas nos olhos que me despeço de mais um ser vivo, belo, imenso, que morreu para entretenimento humano. Vive agora a liberdade que nunca tiveste, Toki. Lamento, do fundo do coração.



You May Also Like

0 comentários