Boas ideias #12 - as hortas comunitárias da Suíça

by - quarta-feira, novembro 23, 2016

Os moradores da Avenida Cruzet, em Genebra, mantêm uma das mais bem sucedidas hortas comunitárias do momento. Em cada quintal de cada casa planta-se um tipo de alimento, que é partilhado com os vizinhos, fazendo trocas de produtos que não podiam ser mais frescos, saudáveis, orgânicos e variados. Embora seja baseado em práticas antigas do século XIX, foi um hábito que se perdeu ao longo do tempo e é uma lufada de ar fresco vê-lo recuperado.

Isto é bom para o ambiente, para a saúde, para a manutenção de relações saudáveis com a comunidade, para a carteira, para o sentimento de partilha... Como seria fantástico ter em Portugal comunidades com estas preocupações, principalmente junto às grandes cidades, onde tudo se compra feito, onde não se sabe de onde vem aquilo que se compra e onde não se sabe o nome do vizinho do lado.

Esta super horta urbana é tão extensa que se vê perfeitamente no Google Maps. Que este foodscaping (nome fancy para paisagismo comestível) sirva de inspiração aos utilizadores, e a toda a gente.

Via Hypeness



You May Also Like

0 comentários