Boas ideias #13 - viver a velhice com amigos

by - sexta-feira, novembro 25, 2016

É a nova moda em Espanha - viver a velhice em comunidade. Victor e Cruz conheceram-se numa excursão há 46 anos e tiveram esta ideia, a de montar repúblicas para que possam viver a terceira idade com os amigos.

Há quinze anos que a comunidade Convivir existe e está sempre em expansão, albergando neste momento 87 idosos e servindo de inspiração a outros projectos. Nada de ir viver para casa dos filhos (muitas vezes sentindo-se fardos), ou de ir para lares da terceira idade (muitas vezes vivendo uma vida solitária, com desconhecidos e com tratamento duvidoso a preços exorbitantes); esta república tem jardim, horta, ginásio, biblioteca e actividades várias. Os quartos cumprem algumas normas, como ter botões de emergência e móveis sem quinas. É uma espécie de residência de estudantes para quem já sabe muito mais do que eles.

Tantas vezes falo com os meus amigos sobre isto - reunir o gangue e vivermos juntos quando formos velhinhos, para nos irmos recordando de tudo o que fizemos e salvaguardar as eventuais perdas de memória; para passarmos o fim da vida com alguém que a atravessou connosco; para apanhar bezanas com gente em quem confiamos; para nos podermos peidar e arrotar à vontade, sem medo de borrar a cueca ou largar a dentadura e ser julgado; para continuarmos e acabarmos juntos a obra da nossa amizade, o mais nobre sentimento que nos sustenta. E venham os maridos e esposas que ainda vivam, os amigos dos amigos, e faremos a comunidade mais fixe do país, e cuidaremos uns dos outros até que um AVC nos separe.

Via Hypeness


You May Also Like

0 comentários