Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto
Neste dia, há 76 anos, acontecia a libertação do Campo de Concentração Auschwitz-Birkenau. Foi o fim do horror às mãos dos nazis para os sobreviventes, mas o terror do que passaram continuou a assaltá-los até ao dia das suas mortes.
Sirva este dia para recordarmos os 6 milhões de judeus que perderam desgraçadamente a vida. Que sirva também para que não nos esqueçamos nunca do que o ódio e a segregação são capazes de fazer. Esta atrocidade, a maior vergonha da História mundial, aconteceu há apenas 76 anos. Existem pessoas ainda vivas que o viveram. Não é uma coisa abstracta perdida nos anais da História. Há pessoas da idade dos vossos avós que ainda vivem com o peso dessa merda.
Devíamos saber melhor. Devíamos fazer melhor. Não deixemos que as diferenças nos desunam, porque a beleza da vida nelas reside. Não ostracizemos ninguém por ter uma religião diferente da nossa, uma cor diferente, uma orientação sexual diferente, uma nacionalidade diferente. Foda-se, o mundo é de todos. Como dizia Anne Frank, "o que aconteceu não pode ser desfeito, mas podemos impedir que volte a acontecer.". Que assim seja.
0 comentários