As coisas que se aprendem #89 - dervixe
"_Enfia os olhos de volta na cara, Lukey - disse Kalisha. - E ajuda-me um pouco. O miúdo está a azucrinar-me a cabeça a ponto de me fazer enxaquecas. - Ajoelhou-se, estendeu a mão para o dervixe, cujas palavras se tinham transformado em uivos indistintos, e recolheu a mão quando um dos punhos dele lhe acertou no antebraço."
in O Instituto, de Stephen King (2019)
Então, de acordo com a infopedia.pt, um dervixe é:
"membro de uma das várias ordens religiosas muçulmanas, algumas das quais se destacam pela prática de rituais extáticos (como danças rodopiantes, cânticos, etc.), geralmente comprometido com votos de pobreza e humildade;"
Sim, a palavra-chave aqui são os cânticos. Aquele petiz que provocou enxaquecas à Kalisha estava num estado tal de descontrolo, que os seus prantos e gritaria se tornaram insuportáveis. Religião à parte, era uma pobre alma perdida a uivar ao desespero.
Ora, como aqui encontram várias dicas úteis para a vossa vida diária, esta pode ser uma forma de manifestarem verbalmente o vosso desconforto quando virem crias a berrar em supermercados ou a fazer fitas em restaurantes: "Ai, que não aguento o dervixe!" E assim ninguém vai saber se estão a falar das mais belas criaturas de deus ou de algum acompanhamento que esteja no prato. De nada!
0 comentários