As coisas que se aprendem #96 - filibusteiro

by - terça-feira, janeiro 16, 2024

 "Dorah estava bem melhor, embora continuasse a pedir-me que lhe comprasse xarope para a tosse na farmácia da 107 - segundo ela, o farmacêutico da nossa rua era um filibusteiro, que desconfiava dela e se recusava a aviar-lhe as receitas"

in "O nome que a cidade esqueceu", de João Tordo (2023)


filibusteiro
O mesmo que flibusteiro.

nome masculino
1. Pirata dos mares americanos, nos séculos XVII e XVIII.

adjectivo e nome masculino
2. Que ou quem é aventureiro ou temerário.
3. Que ou quem é ladrão ou trapaceiro.

in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2024


Filibusteiro, portanto, está associado a piratas. Logo, não é de estranhar que tenha duas conotações, que até estão ligadas. Os piratas roubavam e pilhavam, sim, mas é (ou era) preciso uma grande dose de coragem para passar anos, ou mesmo a vida, no mar, enfrentando tanto as agruras dos oceanos, as tempestades e tudo o mais; como para enfrentar inimigos, doenças e maleitas, arriscando a vida.

Pode ser tentador adjetivar alguém de filibusteiro, hoje em dia, mas, salvo exceções, considero que estamos a passar por uma escassez de filibusteiros. Quem mais nos rouba, fá-lo a partir de um certo conforto, de uma certa posição na sociedade, protegido por uma certa rede de segurança. As armas mais usadas são as falinhas mansas, informações falsas, falsas promessas, dizer o que o outro quer ouvir. Passámos das espadas e dos canhões, das lutas corpo a corpo, da coragem de morrer por um modo de vida, para a falsa sensação de segurança provocada por fato e gravata, promessas de enriquecimento rápido ou fontes de juventude eterna. Já não se fazem filibusteiros como antigamente, isso é certo.



You May Also Like

0 comentários