Boas ideias #4 - o supermercado sem embalagens

by - terça-feira, maio 10, 2016

 A ideia não é pioneira (já existe em Berlim), mas agora abriu em Paris um supermercado que não usa qualquer embalagem ou saco de plástico e vende apenas produtos biológicos. Tudo a granel.

O facto de não existirem embalagens tem várias vantagens. A maior, para mim, é que se compra apenas aquilo de que se precisa. Evita-se o desperdício e poupa-se dinheiro. Depois, é um comércio amigo do ambiente. Sem plástico, sem cartão, sem vidros, nada. Cada pessoa leva a sua embalagem que pode usar vezes sem conta. Para quem se esquecer de levar, existem à venda recipientes feitos de algodão orgânico.

A loja chama-se Biocoop 21 (o nome vem da COP 21, a Conferência do Clima da ONU) e vende avulso mais de 250 produtos de todos os tipos, desde pão, detergente, shampoo, queijo, massas, arroz, manteiga, pães, café, e muito mais. Tudo orgânico e produzido localmente.

Se temos uma forma de comprar que nos permite poupar dinheiro, promover a produção local e ajudar o ambiente, o que nos impede de importar esta ideia fantástica?


You May Also Like

4 comentários

  1. Espetacular! Acho que seria um sucesso, contudo as pessoas teriam de ser bastante civilizadas e perservar as coisas.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que já existe uma grande quantidade de gente que realmente se importa com a sustentabilidade e com o ambiente, e confio que ia ser um sucesso :) Obrigada pela visita!

      Eliminar
  2. Fiquei com curiosidade de visitar, na verdade Paris permanece A CIDADE do Planeta, por muito que se goste de todas as outras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, não é de admirar ser das primeiras cidades a promover esta e outras iniciativas. Muitas boas ideias de lá provêm :) Cidade luz, maravilhosa!

      Eliminar