Futebol já não é o que era

by - domingo, setembro 01, 2013

Adoro futebol. Gosto do sofrimento e expectativa durante os 90 minutos, das tácticas, das festas e romarias, das bifanas e imperial antes dos jogos, das conversas e desconversas dos treinadores, do sururu nos noticiários e programas desportivos, dos grandes golos e das grandes jogadas.

Fui criada no seio duma família que cujas gerações foram profundamente marcadas por benfiquistas, e ensinaram-me ter respeito pelo outro, sobretudo pelo ser humano, antes do adepto, independentemente da cor clubística que o caracteriza.

Infelizmente hoje o futebol entristece-me. Vejo amigos que deixam de o ser por causa de arrufos futebolísticos. Casais que se dão tão bem e vão discutir por causa de futebol. Notícias que passam na TV, que mostram adeptos de um lado ou de outro com a cara desfeita. A corrupção evidente. Autocarros de equipas que são apedrejados. Dirigentes de futebol são ameaçados de morte. Insultos são trocados dentro e fora dos estádios. Agressão, desprezo, violência e um total desrespeito marcam as relações de quem segue clubes diferentes.

E eu sinceramente estou farta disto. Já me refugio num mundo só meu enquanto assisto ao futebol, mas mesmo assim não consigo ficar indiferente, sobretudo porque é um desporto de massas, e está a ficar um desporto de clubes. Cada um para o seu lado, deixando o mais importante de fora - o fair play, companheirismo, espírito de equipa, as emoções, e no fim do jogo, o aperto de mão, o abraço sentido, indicando que foi só um jogo e está tudo bem.

Tratam-se apenas de 11 jogadores para cada lado, aos pontapés numa bola, a ganhar milhões, e nós aqui feitos parvinhos a estragar as nossas vidas porque somos de clubes diferentes. Não faz sentido.


You May Also Like

2 comentários

  1. Alô ! Passei pelo teu cantinho para te dizer que vou eliminar o blog onde eras meu seguidor (caa-vidaempalavras.blogspot.pt). No entanto, já tenho outro novo. Deixo-te aqui o link, aguardo a tua visita e espero que me possas continuar a seguir também lá :)

    Link: caa-sentimentos-rotineiros.blogspot.com

    With Love, Cáa ஜ

    ResponderEliminar
  2. Resp: Muito obrigada, querida :) Ainda bem que posso continuar a contar contigo, beijinhos *

    ResponderEliminar