re(descobertas) musicais #16 - Spirit, o novo álbum dos Depeche Mode

by - quarta-feira, março 29, 2017

No dia 17 foi lançado o 14º álbum de estúdio dos Depeche Mode, que já andam nestas andanças há 30 e tal anos. Ainda eu não era um espermatozóide. E isso é assustador e magnífico. Primeiro, porque eles estão velhos (e eu também), mas depois apresentam uma coisa com uma qualidade destas, completamente actual e adaptada aos nossos tempos, que é simplesmente sublime.

Chama-se "Spirit" e a versão Deluxe traz mais 4 faixas de mixes, perfazendo um total de 17 músicas de puro prazer. Não o considero um álbum muito festivaleiro - falta-lhe algum poder de fogo para entreter multidões ao ar livre, e por isso não tenho assim tanta pena de os perder no NOS Alive. Já os vi no Atlântico e vou guardar a recordação desse concertão do caraças. Para gáudio do público que já esgotou o passeio marítimo de Algés, espero que a setlist vá mais para as músicas mais dançáveis, mas, verdade seja dita, com álcool aquele pessoal gosta de qualquer coisa. E não é que o público do Alive vá lá propriamente para ver concertos.

É um disco cheio de carisma. Adoro ouvi-lo enquanto trabalho ou no ginásio. Está muito bem construído, tudo na medida certa, com doses equilibradas de tudo e mais palpável na mensagem do que é habitual. Está crescido, maduro, agradável e saciante. E é muito equilibrado, tanto que não consigo eleger uma música de eleição. Deixo-vos com o fantástico Where's The Revolution e com o sex appeal inesgotável do Dave.


You May Also Like

2 comentários

  1. É a mente que conta, sempre! Especialmente nesta coisa de se ser ou não velho. "Vintage" fica melhor ;-) (diz quem acaba de entrar nos 50)
    Sempre gostei de deles e não conhecia este novo disco. Estou a gostar desta faixa!
    Pena que as pessoas hoje em dia, em grande parte, não apreciem as músicas que os concertos lhes proporcionam, mas os copos!

    ResponderEliminar
  2. São daquelas bandas míticas que ficarão para sempre na história, e com o condão de terem seguidores de tantas gerações! :) Bom gosto!

    ResponderEliminar