As coisas que se aprendem #82 - enxúndia

by - quinta-feira, fevereiro 21, 2019

"Era um ginásio não longe da nossa casa futura. Frequentavam-no sobretudo tipos já na decadência, sujeitos calvos e de ventre excessivo, matronas cheias de roscas, a mama caída. Era a hora de o fado ajustar contas com eles, eles não queriam. Era a hora do fôlego asmático, da enxúndia, do ouvido córneo, as junturas perras."

in Em Nome da Terra, de Vergílio Ferreira (1990)

en·xún·di·a
(latim axungia, -ae)
substantivo feminino
1. Gordura animal, em especial das aves e dos suínos. = BANHA, UNTO
2. Camada adiposa. = BANHA, GORDURA
3. Substância gorda.
in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa

A idade faz coisas indesejáveis ao nosso corpo - a pele crespa e manchada, as articulações que precisam de óleo, os cabelos brancos a marcar forte presença, as carnes moles penduradas sujeitas à inevitável gravidade. Mas o que não sabia é que também trazia enxúndia, mas acho fantástico. É uma maneira de chamar gordos aos gordos sem que eles percebam. É mal que atravessa idades, porque as pessoas entopem-se de enxúndia na enxúndia das carnes e dos fritos e depois é ver a enxúndia a transbordar do cós das calças e dos regos dos cus que insistem em ficar destapados, porque não há pano para tanta enxúndia. Ah, palavras novas...


You May Also Like

2 comentários

  1. Em vez de "vou fazer dieta", passarei a dizer "vou tratar da minha enxúndia"! :-)
    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
  2. Óptima aplicação da palavra, e ainda tem o bónus de algumas pessoas poderem pensar, provavelmente, que vai tratar da roupa :D Beijinho!

    ResponderEliminar