As coisas que se aprendem #10 - Franz Ferdinand não é um nome ao calhas

by - domingo, janeiro 31, 2016

Os Franz Ferdinand, banda escocesa formada em 2002, autora de grandes malhas como Take Me Out, Walk Away ou Ulysses (a minha preferida), não escolheram o nome ao acaso. Eu pensei que fosse só um nome qualquer - Francisco Fernando, traduzido, ou Chico Nando, assim num tratamento de mais proximidade.

Mas não. Franz Ferdinand era um arquiduque, príncipe herdeiro da Áustria e Hungria. No dia 28 de junho de 1914, Franz e a sua mulher foram assassinados em Sarajevo e esse foi um dos acontecimentos que deu origem à I Guerra Mundial.

A primeira tentativa de o matar foi através de uma bomba, ataque esse que não correu bem ao grupo terrorista, mas durante a fuga o casal foi atingido a tiro. A sua mulher, a condessa Sofia, foi atingida na barriga e Franz na jugular. Curiosamente, ainda estava vivo quando testemunhas o encontraram, mas devido às fardas apertadas que se usavam antigamente, não conseguiram despi-lo a tempo para lhe prestar auxílio.

A I Guerra Mundial foi declarada menos de dois meses depois, com a declaração de guerra da Áustria-Hungria à Sérvia, e a morte de Franz Ferdinand é considerada a causa maior.

E pronto, sou um bocadinho menos burra do que era ontem.

franz ferdinand live

You May Also Like

0 comentários