As coisas que se aprendem #10 - Franz Ferdinand não é um nome ao calhas

domingo, janeiro 31, 2016

Os Franz Ferdinand, banda escocesa formada em 2002, autora de grandes malhas como Take Me Out, Walk Away ou Ulysses (a minha preferida), não escolheram o nome ao acaso. Eu pensei que fosse só um nome qualquer - Francisco Fernando, traduzido, ou Chico Nando, assim num tratamento de mais proximidade.

Mas não. Franz Ferdinand era um arquiduque, príncipe herdeiro da Áustria e Hungria. No dia 28 de junho de 1914, Franz e a sua mulher foram assassinados em Sarajevo e esse foi um dos acontecimentos que deu origem à I Guerra Mundial.

A primeira tentativa de o matar foi através de uma bomba, ataque esse que não correu bem ao grupo terrorista, mas durante a fuga o casal foi atingido a tiro. A sua mulher, a condessa Sofia, foi atingida na barriga e Franz na jugular. Curiosamente, ainda estava vivo quando testemunhas o encontraram, mas devido às fardas apertadas que se usavam antigamente, não conseguiram despi-lo a tempo para lhe prestar auxílio.

A I Guerra Mundial foi declarada menos de dois meses depois, com a declaração de guerra da Áustria-Hungria à Sérvia, e a morte de Franz Ferdinand é considerada a causa maior.

E pronto, sou um bocadinho menos burra do que era ontem.

franz ferdinand live

Também deves gostar disto

0 comentários

Seguir por email

Visitantes

Blogs Portugal