Olive, a desbocada

by - quarta-feira, agosto 24, 2016

"Vê a série Olive Kitteridge", disse um amigo. "A protagonista é como tu, mas ainda pior!". Com isto queria ele dizer que ela tinha o meu feitio de merda elevado ao cubo. E segui o conselho. E adorei.

A série tem apenas 4 episódios e vale a pena ver de uma assentada numa tarde em que vos dê a preguiça de deixar o sofá. Conta a história de Olive Kitteridge, que começa por ser uma mulher de meia idade com um marido dedicado e um filho adolescente. E disse "começa por" porque em cada episódio o tempo avança e toda a magia da série tem aí o seu busílis, na minha opinião. Assistimos ao que a passagem do tempo faz ao casamento e à família, às amizades, à forma de ver o mundo e lidar com os outros. Sentimos como o tempo constrói e destrói, nos faz moles e duros, nos dá calos e lágrimas.

Para além da questão temporal, o que mais impressiona é a Olive em si. Esta mulher é um furacão, simplesmente porque se limita a ser ela própria, com uma frontalidade e uma sinceridade brutais, quase nunca aceites de ânimo leve pelos outros à excepção do marido, que ama também essa sua faceta. Ela nunca se rebaixa, nunca cede, tem sempre algo na ponta da língua para rematar qualquer situação, e se não o fizer com palavras, fá-lo com olhares gélidos de desprezo. Adorei-a. Quero ser como ela 'quando for grande', sem dúvida. Até os arrotos temos em comum!

Os 4 episódios estão cheios de coisas a acontecer. Toda a espécie de sentimentos nos são provocados, desde a nostalgia ao arrependimento ou da tristeza à resignação. É uma autêntica viagem por vidas que podiam ser as nossas, por caminhos cheios de percalços e de buracos onde tropeçar, mostrando-nos a toda a hora que nada é tão simples quanto parece. Frances McDormand está abismal no papel de Olive, e se já era sua fã desde "Fargo", agora passei a escala.

You May Also Like

4 comentários

  1. Onde dá/deu? Frances McDormand é sinónimo de qualidade!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No TVSéries, e está disponível também no N Play da NOS :) Se puder ver, é altamente recomendado!

      Eliminar
  2. Adoro os actores Frances McDormand e o Richard Jenkins, mas já percebi que vou ter de esperar que ela passe em canais abertos do meu pacote de cabo. Talvez a RTP 2 ou o Arte o passem... nestas coisas a esperança nunca morre :)
    Obrigado pela dica.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, como profissional da área tenho acesso a todos esses serviços :) Espero que passe, sim, porque iria adorar!

      Eliminar