Vozes de gaja #9 - a nova vaga de miúdas

by - segunda-feira, setembro 12, 2016


Os Nouvelle Vague são uma banda francesa de covers. Talvez sejam a banda de covers mais bem sucedida no mundo. Pelo menos não me lembro de outra banda assim, sem originais, que faça tours de sucesso pelo mundo inteiro. Os pilares da banda são dois homens, Marc e Olivier, e vão rodando de intérpretes femininas como quem muda de cuecas. Passar pelos Nouvelle Vague é quase uma rampa de lançamento para estas miúdas que depois se têm lançado a solo com sucesso.

Os arranjos das músicas são fantásticos, calmos, com muita mística, bossa nova e new wave, e muitas das vezes tive dificuldades em descortinar a música original por trás da cover, tal é o afastamento conseguido. As músicas "transformadas" são essencialmente dos anos 70 e 80, e as escolhas são de um bom gosto tal que só por isso merecem a menção: Joy Division, Depeche Mode, The Clash, The Cure, New Order, Billy Idol, Violent Femmes, The Police ou Soft Cell são algumas das bandas que viram as suas músicas "reencarnadas" pelas vozes (quase sempre) femininas dos Nouvelle Vague.

Portanto, aqui não consigo destacar uma voz específica, já que tantas mulheres passaram pela banda, mas consigo sim enaltecer o trabalho fantástico feito nestas covers apoiado por vozes femininas doces, sensuais, melódicas, que dão toda uma nova vida paralela aos originais de renome. Não é um trabalho fácil trabalhar sobre tantos êxitos conhecidos por meio mundo, mas eles conseguem-no.

Fiquem com uma fantástica cover de Billy Idol.

You May Also Like

4 comentários

  1. Anna Karina em "Vivre sa Vie" / "Viver a sua Vida" de Jean-Luc Godard está muito bem acompanhada por esta "cover" criada pelos Nouvelle Vague. Fantástico!!!

    ResponderEliminar
  2. Têm essa versatilidade cinematográfica sim senhor :) E fica-lhes tão bem! Obrigada pela visita ;)

    ResponderEliminar
  3. Adorei a cover! Superior ao senhor do lábio torto!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estas miúdas (e miúdos) têm a capacidade de deixar todas as músicas mais fofinhas e apetecíveis :) Obrigada pela visita!

      Eliminar