Vozes de gaja #10 - a Isabel da Pronúncia do Norte

by - quarta-feira, outubro 12, 2016


Há muitos, muitos anos, em 1992, era eu uma cachopa pequena e saiu o álbum "Rock In Rio Douro" dos GNR. O meu pai, como fã da banda, fez-me ouvir aquilo vezes sem conta e basicamente crescei a ouvir, entre outras, a "A Pronúncia do Norte".

Os anos passaram e nunca me fartei desta música, muito por culpa de Isabel Silvestre, a mulher que acompanha Rui Reininho na voz da canção. Cantora e ex-professora, Isabel faz parte do grupo de cantares da sua terra e desde o momento em que cantou esta música tornou-se conhecida e fez participações com outros músicos. "A Pronúncia do Norte" tornou-se um hino da região e até mesmo do país.

Isabel carrega em si e na sua voz a nossa tradição. Ouvi-la arrepia e traz memórias que não sabíamos existir. Sentimos o peso da nossa história no seu timbre genuíno e cru. Emociona-me todas as vezes que a ouço, e não foram poucas. E assim, hoje, com 70 anos, Isabel merece ser aqui homenageada. Porque não é qualquer mulher que me arrepia a espinha.

You May Also Like

1 comentários