As coisas que se aprendem #48 - lumbago

by - segunda-feira, setembro 18, 2017

"- Vai arranjar toda a espécie de problemas se não fizer nada para remediar o mal.
- Achas?
- Vai ficar com enxaquecas, lumbago e não conseguirá cagar à vontade."

in Kafka à Beira-Mar, de Haruki Murakami (2002)

Uma maleita que não deixe as pessoas cagar à vontade é algo que me preocupa. Imediatamente fui tratar de aprendar o que é lumbago, pois gosto de ter o meu intestino em dia:


lum·ba·go
substantivo masculino
Dor na região lombar. = LOMBALGIA, OSFALGIA, OSFIALGIA

Confirmo. Sofro de lumbago frequentemente (embora só agora tenha descoberto) e quando a coisa tá preta o momento da cagada é mais difícil do que o habitual... Obrigada por pores as minhas dores em palavras bonitas, Murakami.


You May Also Like

2 comentários

  1. Tantas vezes ouvi os velhotes que me rodeavam dizer: ai o meu lumbago! E agora percebo a que se referiam ;-) :-)

    ResponderEliminar
  2. Que giro! Pelos vistos é uma palavra anciã :) Bom dia!

    ResponderEliminar