Pessoas estranhas #106 - os 'jornalistas' do Record

by - terça-feira, outubro 02, 2018

Atentem no título desta 'notícia':

Modric ganha 10 milhões por época mas tem um telemóvel com 5 anos

Em primeiro lugar, isto é 'notícia' digna de pasquim manhoso, cor-de-rosa, ou fushia, pouco ou nada relacionada com desporto, suposto principal ganha-pão da publicação. É, como se diz nesta era, um caça-likes, um isco para cliques, ou clickbait, vazio de conteúdo, importado de outros pasquins do género, nem levando com ele o mérito da originalidade.

Em segundo lugar, e grave, a meu ver, é o Record se armar em júri sobre como cada um deve gastar o seu dinheiro, perpetuando a ideia de que quem ganha bom dinheiro deve ser bom gastador, extravagante, pagar pela última moda, pelos últimos equipamentos, pelos melhores carros, e barcos, e casas, para assim poderem fazer mais 'reportagens' da tanga com fotos desfocadas dos famosos a usufruir de tudo isto, como "Ronaldo em festa no luxuoso barco", "Ronaldo tem o SUV mais potente do mundo" e por aí fora.

É triste ter de falar sobre estas coisas para ter audiência (o que também diz muito sobre o público, claro), mas apontar que Modric tem um telemóvel com 5 anos e que seria de esperar que acompanhasse as últimas tendências por ter o ordenado que tem é só desnecessário. Quem me dera que os jovens de hoje tivessem o mesmo telemóvel durante 5 anos!

Que isto pelo menos sirva, numa sociedade em que tudo é descartável, onde facilmente se abandona tudo por modelos mais recentes só-porque-sim, para mostrar que uma pessoa que tem mais dinheiro do que qualquer um dos que esteja a ler este blog consegue sobreviver com um iPhone 5S (valha-nos Deus!).

Num mundo perfeito, uma pessoa usaria o que tem até se estragar ou até se tornar obsoleto para as suas necessidades. Quando o contrário é 'notícia', temo pela sanidade do mundo.

You May Also Like

2 comentários

  1. Confesso que o meu telemóvel já ultrapassou os 15 anos, mas enquanto funcionar ele vai continuar o seu serviço. Já a questão dos "likes" é bem interessante, porque, tornou-se num jogo, as pessoas nem vão ler os textos, simplesmente dão "cliques", ler dá trabalho, "clicar" é um segundo e depois a celebridade pode estar sempre ao virar do "post". Quanto ao jornalismo que se pratica nem me pronuncio, porque o comentário seria longo:)
    Muito boa tarde!

    ResponderEliminar
  2. Boa!! 15 anos é uma marca fantástica :) Confesso que os meus duram apenas alguns anos porque, pronto, atravessam muitos moches e a vida deles não é fácil :P mas acabo por comprar os mais baratos porque já sei do que a casa gasta. Boa tarde!

    ResponderEliminar