Pessoas estranhas #113 - o golpista que passou ao largo

by - quarta-feira, janeiro 23, 2019

Vivemos num mundo estranho. Um mundo em que, se um desesperado roubar uma maçã para dar aos filhos esfomeados, incorre em pena de prisão ou em multas que nunca poderá pagar; e onde um futebolista se safa com tudo. Ontem o nosso querido CR7 foi condenado a pagar quase 19 milhões de euros por ter fugido às suas obrigações fiscais. Não nos percamos na semântica - foi um roubo provado, e não foi para a prisão porque em Espanha, nas sentenças inferiores a 24 meses de prisão sem antecedentes criminais, a pena não é aplicada. Curiosamente, a sua sentença foram 23 meses. E esta hein? Por um triz. Que coincidência. Assim, o homem admitiu a falcatrua, pagou a multita que para ele são peanurs e foi à sua vida.

O povo português (e não só) tem uma capacidade imensa de perdoar no que toca às suas estrelas maiores. É como se não fosse nada, está tudo bem. Estão constantemente a criticar quem lhes rouba os cêntimos do bolso que tanto lhes custam a ganhar, têm sempre uma palavra a dizer sobre todas as políticas, são os maiores justiceiros nas redes sociais, mas é deus lá em cima e o Cristiano cá em baixo, intocável e sereno.

"Mas ele ajuda os pobres", "ele eleva o nome de Portugal", "é o melhor futebolista do mundo", blá blá blá. Tudo correcto, mas experimentem não pagar as vossas dívidas e depois digam se foram tratados com a mesma dignidade e respeito. Depois, o homem saiu do tribunal com o maior sorriso no rosto, todo ele autógrafos, charme e perfume, no pasa nada.

Hoje vi esta imagem e pensei, tal e qual. O dinheiro governa o mundo. Ninguém achou a situação estranha, anormal. Não houve manifestações, nas notícias apenas menções, nas ruas apenas fãs a pedir autógrafos. E só me leva a concluir, que nós não odiamos os emigrantes. Odiamos é emigrantes pobres.



You May Also Like

0 comentários