Pessoas estranhas #138 - a minha mãe desiludida

by - sexta-feira, abril 22, 2022

Tenho um dedo do pé inchado ao redor da unha e perguntei à minha mãe, profunda conhecedora de mezinhas, o que podia fazer. A dica foi colocar o pé, ou até mesmo os dois, num alguidar com água quente e rodelas de limão.*

Lá o fiz, e quando falámos ao telefone perguntou como tinha corrido, e se tinha colocado apenas um pé ou os dois. "Só um", disse. "O meu alguidar só dá para um pé, e mesmo assim é apertado". Pronto. O que eu fui dizer. O drama, o horror. 

"Ai, nã posso... Uma filha minha que nem tem um alguidar em condições. Eu dou-te um alguidar, mas quem é que nã tem alguidares grandes em casa? Como é que levas a roupa da máquina para estender?"
"Em lado nenhum, a máquina está ao lado do estendal, é só tirar da máquina e estender!"
"Aiii nã acredito no que tou ouvindo..."
"Mas qual é o problema? É só virar-me para o lado, não preciso de transportar a roupa."
"Mê Deus, pró qu'eu havia de tar guardada! E para demolhar coisas?"
"Eu não preciso de demolhar nada!"
"Nã és filha de tua mãe! Ca vergonha... E se falta a água, nã aqueces dentro dum alguidar para tomar banho?"
"Aqui nunca faltou a água! E se faltar tomo banho no ginásio."
"Nã tens um alguidar, nã és alentejana, nã és nada."

E assim se é deserdada das raízes. Eu já chorava de rir, ao pensar, enquanto decorria a maior indignação que já vi a minha mãe ter, que não reagiria tão mal se lhe dissesse que dava no cavalo. Foi a grande desilusão, pior do que quando comecei a tatuar-me, pior do que quando percebeu que não ia ser avó, e pior ainda do que quando lhe disse que nunca mais ia comer carne. Se não querem ter problemas com mães e sogras, fica a dica - tenham sempre um alguidar impressionante em casa.


* coloquei aqui um asterisco porque o meu pai rematou a sugestão da minha mãe com um "e depois bebes". O que faz também dele uma pessoa estranha.


You May Also Like

2 comentários

  1. Já chorei a rir. A sua mãe e pai que me pwrdoem mas ri mesmo... lembrei-me de uma conversa sobre cortinas, quando me casei, do mesmo teor 😂
    Bom fim de seman

    ResponderEliminar
  2. Peculiaridades de mães :D Ri-me à gargalhada durante o telefonema. Obrigada pela visita, bom fim de semana!

    ResponderEliminar