As coisas que se aprendem #100 - holotúria
"Então, avistaram o Cometa, deslocado, brilhando com um reflexo pálido; a cabeça, a cauda e o dorso davam gritos dementes; os membros dispersos caíam na escuridão das ondas, estilhaçando-se como lâminas de metal.
_Tudo isto transformar-se-á numa holotúria - disse suavemente o Turbilhão".
in O Escritório dos Gatos, de Kenji Miyazama (1997)
O que raio é uma holotúria?
"Animal equinodermo marinho, de corpo alongado, com tegumento mole, granulações ou concreções calcárias, boca, numa das extremidades oposta ao ânus, cercada de tentáculos, utilizado desidratado na cozinha oriental. = PEPINO-DO-MAR"
in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Ah, ok. Afinal é só um pepino-do-mar. Porque não dizem logo pepino-do-mar? Mas nããão, armadas em vedetas intelectuais obrigam uma pessoa a ir ver o que é, apenas para se desiludir. De qualquer forma, alguém tinha de o fazer e cá estou eu a informar que uma holotúria é um pepino-do-mar. Gostaria que o post #100 sobre coisas que se aprendem fosse mais interessante, só que não.
Mas vamos ao que importa. Quem é que quer comer uma coisa cuja descrição tem "anus"? (para efeitos alimentares, cof cof) E não só! "Tegumento mole, granulações ou concreções calcárias" ? Ai, que apetitoso, quero tanto.
Ao procurar imagens, pensei que a descrição mais adequada seria "pénis cortado, deitado ao mar, apodrecido e inchado". De nada.
Ao procurar imagens, pensei que a descrição mais adequada seria "pénis cortado, deitado ao mar, apodrecido e inchado". De nada.

0 comentários