As coisas que se aprendem #99 - existem rosas negras numa região da Turquia
Sou a maior fã da cor preta, mas acho que é uma parvoíce pintarem rosas de preto. Para além de se estar a modificar algo que a natureza nos dá só para encaixar numa decoração de uma festa, a maioria das tintas usadas são tóxicas, deixam a rosa mais quebradiça, murcha mais facilmente e deixam manchas.
MAS eis que descobri que existe uma zona da Turquia onde as rosas nascem pretas. Só acontece na aldeia de Halfeti e em mais nenhum lugar do mundo. Na verdade, a tonalidade é preta quando florescem e conforme vão crescendo ficam de um vermelho profundo muito, muito escuro, que à vista desarmada parece preto. Isto tem a ver com as características do solo, o seu pH, minerais, etc, que ali proporcionam condições únicas para que isso aconteça.
O mais engraçado é que descobri isto num episódio do Catfish, na MTV, devido a uma miúda que se encantou por um miúdo da Turquia. Ainda dizem que não se aprende nada em dating shows.
Mas vá, agora não vão todas malucas a correr para Halfeti para ver as rosas, deixem-nas estar - se o sítio se encher de turistas, provavelmente as condições ideais que agora permitem este "milagre" vão deixar de existir.

0 comentários