Boas ideias #25 - o método norueguês para acabar com o excesso de plástico

by - terça-feira, fevereiro 20, 2018

O método é simples e eficaz - na compra de uma bebida engarrafada, o cliente paga uma coroa norueguesa a mais. Esse dinheiro é-lhe devolvido quando devolver a garrafa, em máquinas preparadas para o efeito. Sendo que uma garrafa pode ser reutilizada 12 vezes, a produção de plástico reduziu significativamente e em 2016 foram recicladas 600 milhões de garrafas, o que corresponde a 97% da produção. Genial!

Quem paga por isso são as empresas de bebidas, mas sendo um método totalmente voluntário pagam menos impostos se aderirem. O Reino Unido está a considerar copiar este método. Quando a BBC fez a reportagem, viu um sem-abrigo que tinha recolhido garrafas a colocá-las na máquina e a ganhar dinheiro por elas, o que mostra que também é uma óptima ideia para quem menos tem ganhar uns trocos ao mesmo tempo que ajuda o ambiente.

Não sei se em Portugal isto teria pernas para andar. Acho que teriam de cobrar uns €2 pelas garrafas para que o tuga preferisse deslocar-se à máquina do que atirar a dita cuja pela janela do carro, queixando-se depois que as autarquias não fazem a limpeza das ruas e das matas. Imagino o caos e a revolução que iriam surgir nas redes sociais se nos fossem cobrados 10 cêntimos (o equivalente a uma coroa norueguesa) por uma embalagem, tal como aconteceu com os sacos de plástico. Agora até já aceitam a ideia, mas foi o descalabro. Mas um saquinho coloca-se na mala para se reutilizar, uma garrafa já tem um volume que dá muito trabalho... por cá, trata-se mais de reciclar as consciências do que propriamente o plástico...

You May Also Like

0 comentários