The Predator (2018)

by - segunda-feira, setembro 24, 2018


Os filmes do Predador, tanto o primeiro como o segundo, são grandes clássicos do cinema que, com os parcos recursos visuais existentes nos anos 80 e início de 90 (comparativamente a hoje) conseguiram criar uma criatura mítica que viria a pertencer ao imaginário da cultura pop até hoje, e por cá ficará, provavelmente, após a morte de muitos de nós. São filmes que conseguiram criar um tenebroso suspense a partir da simplicidade a vários níveis, como na banda sonora ou no argumento.

Este The Predator que está agora nos cinemas é uma anedota mais ou menos ao nível do Alien VS Predator, um filme totalmente dispensável. Não quero dizer que foi uma total perda de tempo tê-lo visto no cinema - não é totalmente desprovido de sentido - mas está lá perto. Acredito que a juventude-pipoca vá apreciar o filme, pois tem o barulho, os efeitos, as explosões, perseguições, muito bem vistos pela geração. Mas aqueles que, como eu, cresceram com o verdadeiro Predador e que, ainda por cima, reviram os dois primeiros filmes antes deste, vão sair desiludidos.

A trama sem sentido enfia uns veteranos de guerra, um miúdo autista, uma cientista e até, pasme-se, cães predadores, no mesmo saco, agita, até sair uma mão cheia de nada. Há várias tentativas frustradas para fazer humor e situações que geram humor sem querer - como quando alguns personagens andam de pé, na boa, em cima de uma nave espacial em movimento - wow!

Foi um dos piores filmes que vi este ano no cinema mas não se deixem influenciar pela minha negatividade - vão ver com os vossos próprios olhos. Eu é que, pronto, não tenho paciência para estas coisas, mas pode ser que até apreciem. Não é pior do que, por exemplo, os últimos Velocidade Furiosa...

Até tinha alguma expectativa porque o realizador é um dos actores do primeiro filme. Enfim, devia saber melhor. Falta só mencionar a falta de talento de todos os actores. É triste quando um dos menos maus é o 50 Cent. Meu belo Arnold, volta para a selva, estás perdoado.

You May Also Like

2 comentários

  1. Não irei ver.
    Vi o primeiro "Predador", por ter o Arnie. O que sei é que quanto mais se avança em efeitos no cinema, mas eu gosto dos filmes dos anos 30,40 e 50 e até dos mudos. Vimos à pouco tempo "O Mundo Perdido", mudo, de 1925 (história do Conan Doyle) e adorámos, descobrindo onde o Spielberg e amigos foram copiar ideias para o Jurassic Park!

    ResponderEliminar
  2. Toda a transformação e tecnologia estão a estragar muita coisa que o cinema tem de bom, infelizmente. São os novos tempos, aliados a uma geração que, lamento, não sabe o que é bom. Bom dia!

    ResponderEliminar