Pessoas estranhas #126 - os esquecidos das filas

by - terça-feira, outubro 01, 2019

Há pessoas que se lhes dá uma certa demência quando estão nas filas. Usam esse tempo para pensar na vida, ou na morte (da bezerra), para tentar adivinhar os números vencedores do Euromilhões, ou, numa perspectiva mais positiva, embora irreal, para pensar no aquecimento global ou nas injustiças da sociedade. Provavelmente, estão só a olhar para uma loira boazona lá ao fundo, ou para o moreno atlético, equacionando o que lhes serviriam depois de um jantar. O que é certo, é que estas pessoas só se lembram que estão numa fila quando é a sua vez de serem atendidas.

Estamos no supermercado, uma fila imensa, os gelados a derreterem nos cestos, a fruta a apodrecer, a vida a passar enquanto estamos ali de pé, à espera de vez. Podem passar 5 ou 30 minutos, mas há sempre alguém que só se lembra do que está ali a fazer em cima da hora. Eu uso esse tempo para sacar da mala a carteira, o cartão do supermercado, os sacos de pano, e para ranger os dentes esperando que os outros se despachem. Quando é hora de pagar, toma lá, dá cá, passar bem, até um dia.

Mas nããão. Chega a hora de pagar a respectiva, e "ah, não sei da carteira", "não sei do cartão", "afinal estes iogurtes têm gluten, espere aí enquanto vou trocar", "esta maçã não é a de Alcobaça", "este pacote tem um furinho", "esta promoção não é a que esperava", "espere aí que ainda tenho de seleccionar os cupões na aplicação", "tome lá todos as moedas pretas que estava a juntar desde o tempo do escudo, não faço ideia quanto está aqui".

E todo o meu sistema nervoso dá sinal, o olho direito começa a tremer, aperto os punhos, reviro os olhos, lembro-me do ioga, repito mantras, inspiro, expiro, inspiro, expiro, foda-se. O que estiveram a fazer tanto tempo? Hã? HÃ?? Haja pachorra, passar mais tempo do que o necessário em filas não é lá grande programa, e a vida é demasiado curta para vos aturar. O mínimo que podem fazer enquanto estão de morte cerebral na fila é preparar o cartão multibanco! Ranhosos!


You May Also Like

0 comentários