Ah e tal, o trânsito

by - segunda-feira, dezembro 14, 2015

Lisboa. Chove a potes. O que é que acontece? Trânsito. É assim desde que o Homem inventou a roda e assim será quando andarmos de naves espaciais.

No entanto, no trabalho e nas redes sociais o sentimento é de surpresa."Ups! Cheguei tão atrasado(a)! O trânsito está caótico!". E vá de selfies parados nas filas.

Really? Os acidentes e o trânsito lento são uma novidade para vocês quando chove intensamente? Então tenho uma outra novidade que vos vai resolver esse problema: os transportes públicos! Com o comboio, metro ou autocarro chego sempre a horas a todo o lado. E se houver algum problema uso duas coisas que deus me deu para me deslocar: os pés.

Compreendo que quem trabalhe num sítio deslocado use carro, ou quem poupe dinheiro ao fazê-lo. Não há desculpa para quem se desloca dentro de Lisboa ou arredores. Eu, no meu perfeito juízo, nunca atirarei dinheiro ao ar em combustível, portagens, pneus e estacionamento para me enfiar diariamente no trânsito lisboeta. Mas tá tudo doido? O stress que passo durante o dia não é suficiente?

Andar de transportes permite-me ler, ouvir música, ou simplesmente descansar e não fazer nada, e esse tempinho tornou-se único e essencial para a minha sanidade mental.

Tenho colegas que moram nos arredores de Lisboa, ou mesmo no centro, e dizem que não conseguem andar de transportes. "Estão cheios", "cheiram mal", "há assaltos", "nunca consigo lugar sentada" são desculpas que ouço com frequência e não passam disso - desculpas. Não quero ouvir que estão gordas, que estão atrasados, que o trânsito está caótico, porque não passam de comodistas habituados a andar de cu tremido em bancos confortáveis.

É só mais uma forma de se ser snob, e uma desculpa para sair mais cedo para evitar o trânsito...




You May Also Like

2 comentários

  1. Pois hoje em dia é realmente assim!
    Ouço muita gente a queixar-se, ganho pouco, ao combustivel está caro isto está mau...enfim.
    Todos dias muito transito,não percebo, está tudo de férias? São 16h transito!
    Ainda ontem tive de ir à CUF Descobertas, passei a ponte às 16h, 16:15 fila de transito na 2ª circular(acidente) 30min a passo de caracol!
    Quando regressei até passei bem a ponte sem parar...depois mais 20 min. para fazer 4kms !!

    Dasss

    ResponderEliminar
  2. Pois é!
    Queixam-se da crise e de que não há dinheiro para nada, mas para andarem confortavelmente nos seus popós há sempre. Ainda se fosse para distâncias longas, ou ainda se partilhassem o carro, mas não!
    Para além disso, a pegada ecológica é gigantesca :(
    Obrigada por ler*

    ResponderEliminar