La Mante

by - terça-feira, março 06, 2018



La Mante (The Mantis em inglês, e A Louva-a-Deus em português) é uma série francesa de 6 episódios, disponível na Netflix.

Conta a história de Jeanne, uma mulher que está na prisão há décadas por ter matado 8 homens. Todos eles tinham historial de maus tratos a mulheres, de uma forma ou de outra, e todos eles morreram às mãos de Jeanne de forma diferente. Apesar da justiça social feita, Jeanne foi descoberta e condenada, deixando para trás o filho, Damien.

Este cresceu magoado e sentindo-se abandonado. Hoje, tem uma carreira na polícia e tem a sua vida, mas vive assombrado pelo fantasma de ter uma mãe assassina.

Quando começam a aparecer cadáveres de homens que foram mortos exactamente da mesma maneira que as vítimas da louva-a-deus, é óbvio que se trata de um imitador. Mas há pormenores que não eram conhecidos pelo público... Muitas dúvidas começam a surgir numa investigação complicada que se complica ainda mais quando a própria louva-a-deus se oferece para ajudar a apanhar o imitador, em troca de duas coisas: mudar para uma prisão domiciliária e que o filho seja colocado à frente da investigação.

Depois de ver as exigências cumpridas, Jeanne começa então a ajudar à investigação tentando entrar na mente do novo assassino, revendo todos os pormenores da sua própria matança, enquanto aproveita para se reaproximar do filho. À medida que a acção avança, vamos percebendo que Jeanne é uma mulher muito inteligente e que não dá ponto sem nó, e também que o imitador só pode ser alguém que está muito, muito próximo.

As interpretações são boas, a série é tensa, tem boas e chocantes mortes, surpresas, o mistério está sempre presente, tornando esta La Mante uma óptima mini-série criminal. Ainda por cima sendo uma produção francesa, feita quase aqui ao lado, oferece uma proximidade como poucas. O ambiente a roçar o noir, uma certa sofisticação e a relação complexa entre mãe e filho ajudam. Uma boa surpresa, que descobri numa recomendação de Stephen King.

You May Also Like

0 comentários