As coisas que se aprendem #67 - borborigmos

by - sexta-feira, junho 22, 2018

"Havia acabado de acordar, ainda com a impressão de ter tido uma dor aguda no ventre enquanto dormia, mas não lhe parecia que ela se fosse repetir, porém sentia o interior suspeitosamente alvoroçado, uns borborigmos surdos nos intestinos, e, de repente, a dor regressou como uma punhalada."

in A Viagem do Elefante, de José Saramago (2008)

bor·bo·rig·mo
substantivo masculino
Ruído de gases nos intestinos. = BORBORISMO

A sério? Este sonzinho que me tem acompanhado ao longo da vida e que me tem feito passar largas vergonhas tem um nome? Não admira que não soubesse, que raio de designação é borborigmo? É mesmo para nos olharem ainda mais de lado quando a barriga faz fzzzzzt e dizemos, peço desculpa, mas é só um borborigmo. Ainda correm a sete pés, pensando em doença que se pega ou bufa fugitiva. A verdade é que quando os borborigmos estão cá todos em alvorço a bufa acaba por fugir de uma maneira ou de outra. E aí, pronto, é tentar que seja num sítio apinhado, franzir o sobrolho, maldizer o cheiro, que não é nada connosco, credo, que horror.

You May Also Like

2 comentários

  1. Ahahah, não sabia da existência desse vocábulo, mas vou usar sem dúvida, vou-me partir a rir quando vir a cara chocada/confusa das pessoas xD:
    Beijinhos
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar