As coisas que se aprendem #81 - lépido

by - quarta-feira, fevereiro 06, 2019

"_ As pessoas deitam fora tudo e mais alguma coisa - declarou Mike. - A lixeira? Faz-me mal ao coração ir até lá. A sério. Mata-me.
_ Pois é - concordou Ben. - Muitas daquelas coisas poderiam ser reparadas. Além disso, há pessoas na China e na América do Sul que não têm a ponta de um corno. É o que a minha mãe diz.
_ Há pessoas que não têm nada de nada aqui no Maine, lépido rapaz - retorquiu Richie, implacável."

in It - A Coisa (livro 2), de Stephen King (1986)


lé·pi·do 
adjectivo
1. Alegre, prazenteiro.
2. [Informal] Lesto; ligeiro e alegre.

in dicionário Priberam online

Até é estranho aprender uma palavra fofinha e positiva num livro tão negro e cheio de maldade. Mas assim é o meu querido e imprevisível Stephen King, esse senhor que escreve, sei-o agora, lepidamente. Tão lepidamente que é invejado e conhecido no meio pela quantidade de livros que publica em tão pouco tempo. Lá vai ele, rápido, ligeiro e leve, escrevendo mais um épico e fazendo História.

Quanto ao It, livro que há muito aguardava a edição portuguesa (porque eu gosto de ler na língua de Camões) é um livrão cujas duas partes perfazem mais de 1200 páginas, que nunca, em tempo algum, alguém conseguirá adaptar de forma conveniente ao cinema ou à televisão. É demasiado, é impossível. Até a própria essência e premissa têm de ser fortemente adaptadas para que possam ser percebidas nesses meios. Por isso, não há nada como ler. É uma história sem igual. De qualquer forma, a adaptação de 1990 é do melhor que já se fez no terror, e ultrapassa facilmente a recente versão-pipoca.


You May Also Like

0 comentários