Novos ciclos

by - quinta-feira, dezembro 31, 2020

O ciclo não se fecha propriamente. Amanhã o sol vai nascer, tal qual como ontem aconteceu, tal como acontecerá daqui a um ou mil anos. Mas muitas pessoas apoiam-se no último dia do ano para fazer resoluções. Que vai ser assim ou assado, mais exercício, comida saudável, mais tempo para os próprios, mais tempo para os outros, menos chatices, mais amor, menos luta. Conforme o sol vai subindo todos os dias, as resoluções tornam-se borrões distantes, longe, inatingíveis, palavras levadas por este vento fresco que vive connosco por estes dias.

Foi um ano em que se esperava que o melhor de nós viesse à superfície. Devia ser assim quando se enfrenta um desconhecido que não escolhe raças, géneros, nacionalidades, etnias, preferências sexuais. Um problema assolou o mundo e em vez de nos ajudarmos, separámo-nos. Nunca houve tanta divisão, preconceito, o eu e o eles, o tu e os outros. Não somos um povo, somos milhões de ilhas com palas à deriva lutando por atracar na pouca terra firme.

Não peço nada e não tenho resoluções para o ano vindouro. O que vier virá e será devidamente apreciado e aproveitado. Farei o melhor com o que tiver. 

Para o resto do mundo. Só gostava que olhássemos para o próximo como um igual. Como um humano que não escolheu o sítio onde nasceu, a classe social, a cor da pele, ou a orientação sexual. Mas como uma pessoa com uma história. As histórias que são diferentes da nossa não são piores, são só isso, diferentes. E aceitar e lidar com a diferença é a suprema poesia do que é ser-se humano. Mais respeito, aceitação, mais capacidade para ouvir, apresentar soluções e estender uma mão. Menos julgamentos, olhares de lado, medo, apontares de dedo. 

O mundo é de todos e cada um de vós nasceu nu. As circunstâncias moldaram-vos. Podia ter-vos saído a batata do lado. Lembrem-se disso.




You May Also Like

2 comentários

  1. Bom Ano 2021, com saúde!
    Beijinhos
    Paula e Rui

    ResponderEliminar
  2. Gostei muito de ler este texto. Viver um dia de cada vez e não fazer planos tornou-se a nossa forma de estar neste universo em que nos revemos cada vez menos.
    Bom Ano 2021!
    Rui

    ResponderEliminar