As coisas que se aprendem #92 - fedúncias

by - quarta-feira, agosto 11, 2021

 "_Com quem é que esta dormiu? Como é que querem que eu suba o share com estas fedúncias que não sabem nem dizer bom dia a uma égua?"

in Os Íntimos, de Inês Pedrosa (2010)



fe·dún·ci·a

(de feder)
nome de dois géneros
1. [Portugal, Informal, Depreciativo] Pessoa niquenta a quem tudo incomoda ou para quem tudo fede.
2. [Portugal, Informal, Depreciativo] Pessoa pretensiosa e ridícula.
nome feminino
3. [Portugal, Informal, Depreciativo] Acto ou dito de quem exibe com vaidade feitos inventados ou exagerados. = BAZÓFIA, FANFARRONICE, GABAROLICE, PRESUNÇÃO
4. [Portugal, Informal] Cheiro repugnante. = FEDOR
5. [Portugal, Informal] Coisa pouco importante. = INSIGNIFICÂNCIA, NINHARIA

in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa

Adoro, adoro, adoro! Palavras que me permitam ofender as pessoas sem que elas percebam e de múltiplas maneiras, adoro!
Gente fedúncia, pelos vistos, é o que mais há por aí. Não se enganem, eu própria fedúncia sou, seja porque me peido e bufo à larga, seja porque também tenho a minha dose de presunção. Mas o mais grave são mesmo os peidos.
Se encontrarem aquele vizinho mete-nojo que acabou de correr 15Km antes de entrar ao serviço e está a cheirar a sovaco, aproveitem para lhe mandar um: "então Zé, tás aí cheio de fedúncia!", e pelo menos no primeiro dia ele poderá ficar na dúvida se será energia, boa forma, um macaco no nariz ou o mau cheiro.
Também poderão dizer à vossa chefia que não ficarão até tarde por causa de fedúncias, ou à gaja (ou gajo) "não-me-toques" que não estão para aturar fedúncias.
E com mais uma utilidade me despeço, e já agora podem ler o livro da Inês Pedrosa, que é bem bom.

You May Also Like

2 comentários

  1. "Olha-me esta fedúncia" - eu, que sou do século passado, lembro-me de ouvir esta expressão, bem perjurativa no sentido em que era empregada :)
    Muita gente hoje em dia não vai saber de que fala, quando aplicar a palavra ;)
    Bom dia

    ResponderEliminar
  2. Ehehe ainda bem, é isso que se quer! Ofender e deixá-las confusas xD Beijinho Paula!

    ResponderEliminar