Não costumo gostar de filmes de pancada, mas...

by - terça-feira, março 15, 2016

Desde os clássicos Rocky que nunca mais um filme de boxe (e de porrada em geral) me encheu as medidas. Nem o recente Creed, com Stallone nomeado para Melhor Actor Secundário, me disse nada. Até agora.

Aviso já que sou suspeita porque adoro o Jake Gyllenhaal. Era eu pita, e ele pouco mais velho, quando fez o Donnie Darko e bastou isso para me fazer "apaixonar" perdidamente. O raio do coelho nunca me saiu da cabeça. Até hoje interpretou grandes papéis - em Jarhead, Nightcrawler e Brokeback Mountain - apenas alguns exemplos de filmes onde esteve muitíssimo bem, e hoje posso dizer que é um dos actores mais camaleónicos que conheço. Faz todo o tipo de papéis com alta qualidade, e acho que tem passado um bocado ao lado do conhecimento de muito boa gente. Por baixo do radar, como dizem, o que é totalmente injusto.

Southpaw traz-nos um Jake que se transfigurou para o papel ao fazer 3000 abdominais por dia de modo a parecer-se ao máximo com um profissional do boxe. O filme traz-nos alguns inevitáveis clichés - a perda de alguém, o desejo de vingança - mas acima de tudo mostra-nos como é bater no fundo, deixar de ter algo a perder e ter de recomeçar com menos do que zero. Vemos a amargura e a impotência estampadas no rosto de um homem que não o fez por merecer. Acompanhamos a sua luta interior, mais forte do que todas as outras em que entra, um combate estóico consigo próprio.

Portanto, não costumo gostar de filmes de pancada, mas... este é uma excepção que recomendo aos fãs do género, e não só. E quem não gosta do Jake pode ficar contente também, que o homem está constantemente a levar nas trombas.





You May Also Like

1 comentários

  1. Só mesmo duas nerds como nós para sabermos o que é o poder de um psicotico coelho fantasmagórico empowered ainda mais pela Mad World. Jake 4eva!

    Tenho de ver :D merci pela dica.

    ResponderEliminar