Mother! (2017)

by - quarta-feira, dezembro 13, 2017


Ao ver o trailer deste filme não tinha a noção de que se ia tornar tão marado - mas aconteceu - e até gostei. Jennifer Lawrence e Javier Bardem interpretam um casal. Ele, um poeta à procura de inspiração; ela, a sua esposa, musa, e responsável por pôr de pé a casa do marido, que tinha ardido no passado.

Um dia chega um estranho (Ed Harris) à isolada casa, alegando ser um médico novo na população mais próxima e à procura de um sítio para pernoitar. O poeta dá-lhe imediatamente imensa confiança e oferece-lhe cama, o que faz com que a esposa fique de pé atrás tanto por aquele não lhe ter perguntado a opinião, como por ver o abuso de confiança por parte do médico, que imediatamente age como se aquela fosse a casa dele. Mais, quando a mulher do alegado médico (Michelle Pfeiffer) chega para se lhe juntar àquela estadia não programada, agindo também como uma diva dona daquilo tudo, as coisas começam a descambar rapidamente. E mais pessoas chegarão.

A partir daqui o enredo acontece a 1000 à hora, mostrando o crescente mal-estar da dona da casa, que se vê cada vez mais privada do espaço que ela própria construiu, perante a aparente passividade do marido, que vê a invasão à sua casa como normal. Tudo isto culmina numa cena final que é indescritível e que não quero adiantar porque nela reside todo o busílis do filme. Essa cena é absurda, poética, assustadora, megalómana, exagerada, brilhante, e deixou-me de queixo caído mesmo depois do filme acabar.

O casting, que todos conhecemos, é irrepreensível, assim como a fotografia, a banda sonora, o argumento, tornando-o um dos melhores filmes que vi este ano. Mas isso sou eu, que gosto de coisas provocadoras, misteriosas e mindblowing. Se também forem assim, dêem uma olhada.


You May Also Like

2 comentários

  1. Já sigo o seu blogue à uns anos, e ontem reparei num filme que tinha postado (Mother!) e como tinha adorado o mesmo.
    Vi o filme, achei interessante ao inicio mas depois descambou...vi até ao fim sem perceber a historia! Após pesquisa sobre a explicação do mesmo, fez-se luz e tudo faz sentido, realmente é uma obra prima.
    Quando viu o filme apercebeu-se sobre a historia ou também teve de pesquisar ?

    ResponderEliminar
  2. Olá Paulo :)
    Não se fez imediatamente luz... Mas fiquei a pensar no assunto e surgiu-me a sua explicação, que acabou por se revelar a correcta depois de também ter pesquisado sobre isso. Adoro este tipo de filmes que não são óbvios, que deixam a sua marca e que nos fazem querer saber mais.
    Obrigado por seguir, e fico feliz pelo seu comentário!

    ResponderEliminar