GLOW (série, 2017 - )

by - quarta-feira, julho 17, 2019


GLOW é uma série de comédia da Netflix que, por muito que custe a acreditar, é baseada em factos reais.

Nos anos 80 nasceu o grupo GLOW - Gorgeous Ladies of Wrestling. Cheias de glitter, penteados enormes, laca, mil e uma cores berrantes, maquilhagem exagerada, fatos super cavados, estas fortes e inovadoras mulheres protagonizaram grandes momentos de televisão (e não só). Indo contra a predominância masculina na indústria do wrestling, elas mostraram que as mulheres também são combativas, criativas, inventivas e capazes num 'desporto' duro de roer.

Quando comecei a ver a série da Netflix que conta a história destas mulheres pensei que era um exagero. Não deviam ser assim. Só depois de ver vídeos e fotos como esta em baixo, pensei, OK - se calhar a realidade até foi mais estranha e espatafúrdia que a ficção.



A série é uma lufada de ar fresco - muito divertida, leve, com a dose certa de drama - mas o que mais destaco é a construção das personagens. Eu sei que a maioria são baseadas em mulheres que realmente existiram, e isso ajuda à definição das personas, mas mesmo assim. Por trás de cada wrestler há uma backstory, sempre influenciada pela mulher que cada uma é. É muito interessante assistir à construção dessas personagens e saber que as distinguiríamos à distância, e que passados uns quantos episódios já sabemos enumerar as características de cada uma (e não são poucas). E isto em episódios de meia hora.

O seu crescimento enquanto profissionais também é espantoso. De notar que começaram apenas para ganhar dinheiro e por falta de alternativas numa época em que o protagonismo feminino no mundo laboral era muito baixo, e acabaram por abraçar o projecto e fazer dele o mundo delas, e um sucesso completo.

Os anos 80 estão realmente lá. Não são só os já mencionados penteados e maquilhagem super exagerados. As cores, os hábitos das pessoas, as convenções sociais - fazendo de GLOW um dos melhores retratos da década que já vi em televisão. É nostálgico para muitos, uma risota em muitos momentos, mas também sério, ao abordar temas como o racismo, a infidelidade ou o aborto.

Papei duas temporadas num instante, e a terceira está quase a chegar, em Agosto.

You May Also Like

0 comentários