Avante Covid!, ou o só lá vai quem quer...

by - quarta-feira, agosto 12, 2020

 A Festa do Avante é daqui a menos de um mês. Já lá fui muitas vezes e adoro a festa. E é por isso que acho um erro a mesma acontecer este ano. O PCP insiste na divulgação de regras que rapidamente vão ser esquecidas assim que o álcool e o entusiasmo baterem. No Avante, todos somos amigos, companheiros, cúmplices, vizinhos, e grita-se, abraça-se, dança-se, pula-se. Todos, desde crianças a bem velhos, gente de toda a proveniência, género, raça e estrato social, de diferentes partidos (como eu) divertem-se juntos, em comunidade, sem peneiras. É bonito de se ver. Há música, e palestras, e comes e bebes do país e do mundo, livros, discos, artesanato, e muito mais. Para mim, é um evento ímpar. Só que este ano... não.

Não vale a pena usar o argumento de que todos os festivais de verão foram cancelados (mesmo que por iniciativa própria), porque o PCP esconde-se atrás de uma lei que nem deveria ser necessária trazer à baila - de que se trata de um evento de cariz político e como tal pode acontecer. Também não vale a pena dizer que outros partidos tinham eventos programados, e cancelaram. Também não vale a pena dizer que os partidos comunistas pela Europa fora cancelaram as suas similares festas. A diferença é que todos tiveram o bom e velho bom senso, e o PCP não. 

Também não vale a pena contra-atacar o argumento dos apoiantes da festa quando dizem que há outros eventos a acontecer até ao final do ano. Pois há, e nenhum, NENHUM deles, pode ser comparável, tanto na duração como na quantidade de gente, como na diversidade de acontecimentos que ocorrem no Avante. Não sei como podem em plena consciência comparar um evento de três dias onde, dizem, estão preparados para receber 100 mil pessoas, com eventos de poucas horas, a maioria com lugares sentados, e onde se pode facilmente controlar a circulação de todas as pessoas.

Também não vale a pena jogar a carta da injustiça - enquanto há profissionais que não trabalham desde março, feiras de verão que não podem acontecer, bailes populares que não se realizarão, discotecas e bares que ainda não abriram, e muitos mais que aguardam autorização e melhores dias para trabalhar, está tudo bem no Avante. Não se arranjam condições para se realizar uma feira da aldeia com algumas centenas de populares, mas arranjam-se condições para se meterem 100.000 num evento. Não vale a pena virem com a desculpa de que cumpre com as regras da DGS, porque acredito que a feira da aldeia também arranje as condições, e mais facilmente. Falta é boa vontade. Não se pode comprar uma cerveja depois das 20h00, mas pode-se ir ao Avante. Alguma coisa me está a queimar o tico e o teco aqui.

Mas o que mais me irrita até ao tutano é quando ouço e leio o seguinte comentário - só vai quem quer! Ó meus caros... Seria tão simples se as pessoas que fossem ficassem lá os 3 dias dentro sem entrar e sair, e que depois no fim fossem para as suas casinhas e por lá ficassem 14 dias de quarentena, para prevenir. Era, não era? Só que não. Eu moro perto do Avante. Quem lá vai, irá comprar pão à padaria, irá ao supermercado, à mercearia, a algum restaurante, a um take-away, ao banco, a alguma loja, ao mercado, onde eu e os outros residentes da zona também iremos. Os que não usarão o transporte próprio, irão nos mesmos transportes públicos que eu e os outros usam para irmos trabalhar (os transportes que o PCP está sempre a criticar). Garantem-me que todos os milhares de pessoas que irão estar no Avante irão ser o máximo cuidadosas possível? Não, não o podem garantir. Logo, estão a colocar várias pessoas em perigo, tanto do Seixal, que tem números Covid muito elevados, como do resto do país.

Outra coisa que me entristece é ver os velhos do Restelo deste partido no Facebook, a mandar para a puta que pariu as pessoas que manifestam desconforto pela realização do Avante. Chamam-lhes miseráveis, invejosos, burros, covideiros, aziados, e está tudo tristemente estampado no Facebook da Festa e noutros grupos de residentes locais dos quais faço parte. Os argumentos trocam-se, insultos para cá e para lá, ameaças, muita falta de respeito, e esquecem-se do problema real: estamos em plena pandemia, não existe vacina nem tratamento, pessoas morrem todos os dias, a situação em Lisboa e Vale do Tejo é a mais complicada do país, e podemos assistir a uma regressão do que foi conquistado até agora.

A meu ver, e num cenário em que a festa acontece de qualquer forma, o PCP perdeu uma oportunidade para reinventar a festa deste ano. Não estou a falar dos vídeos ridículos que ensinam a dançar a carvalhesa à distância, mas de uma verdadeira reinvenção dos eventos em tempo de Covid. Em vez de uma festa de três dias, faziam apenas um. Em vez de dezenas de concertos por dia espalhados por três palcos, faziam três concertos num único palco, com lugares sentados e previamente marcados. Em vez de capacitarem o espaço para receber 100 mil pessoas, fariam-no para 10 mil. E por aí fora. 

Eu escolho não ir à festa este ano. Só é pena que viva rodeada de pessoas que o vão fazer e que me vão, e aos outros, colocar em risco. A saúde é mais importante que o ego do PCP, que, eu sei, está na mó de baixo, mas não é por esta via que o vão levantar. Pelo contrário, estão a criar uma data de ressabiados que, espero eu, não se irão esquecer desta irresponsabilidade. Não há festa como esta, este ano, em mais lado nenhum.



You May Also Like

2 comentários

  1. Quando surgiu a primeira Festa do Avante muitos de nós ficámos entusiasmados porque os Pink Floyd foram à do PCF e iam à do PCE, mas não vieram à do PCP. Ficámos sem perceber na altura, mas afinal é bem fácil de entender.
    Ainda fui ver os Dexys à Festa, que deram melhor espectáculo do que depois fizeram em Cascais no ano seguinte e até gostei de ver o Chico por lá.
    A irresponsabilidade mora na Quinta da Atalaia e nos dirigentes do PCP, mas também no Governo e no Presidente Comentador.
    Gostei de ler o texto. Uma boa semana!

    ResponderEliminar
  2. Não há dúvida que é um evento histórico, com muita cultura disponível, e único no nosso país. Por isso até me custa mais que estejam tão cegos neste ano onde a saúde e segurança deviam ser o único mote. Obrigada pela visita :)

    ResponderEliminar