Acordar cinzento

by - quarta-feira, agosto 10, 2016

Ontem, na margem sul, quando acordei, olhei lá para fora e o céu estava cinzento. Atravessei o Tejo para ir trabalhar e o cenário manteve-se: tudo cinzento, enevoado, um cheiro a queimado no ar. Cristo Rei pouco iluminado devido ao sol tapado e de braços abertos como numa súplica para que o suplício acabe. Mas não. Todos os anos é isto. Todos os verões, uma luta contra o inferno.

Milhares de bombeiros estão a lutar dias a fio para salvar o que é de todos nós. A natureza chora e pouca luta pode dar perante o poder consumidor do fogo. Milhares de animais morrem e perdem a sua casa. Famílias ficam desalojadas e perdidas em tentativas loucas de salvar as suas vidas, as dos seus vizinhos, as propriedades, e tudo o que levaram uma vida a conquistar. Tudo se vai, num segundo.

Porque há pessoas de merda que acham divertido atear fogo. Porque há gente porca e imbecil que não percebe (ou estão-se a cagar) que quando deitam uma garrafa vazia para o mato é meio caminho andado para tudo arder. Porque este calor do inferno não vai embora. Porque o aquecimento global é uma realidade. Porque não dedicamos recursos suficientes à limpeza das matas, nem à consciencialização, educação, ou à punição dos responsáveis. E no meio disto tudo, os heróis de sempre, sempre os mesmos, os incansáveis bombeiros que dão a vida, suor, lágrimas, pele, a fome e a sede por todos nós. Obrigada.

Custa-me ver o país assim, assomam-se-me lágrimas de desgosto e empatia.

You May Also Like

2 comentários

  1. Ontem diziam nas notícias já ter prendido 24 (anormais) pessoas por fogo posto este ano, até agora! Se nos faz impressão o cheiro a queimado e o cinzento que o vento traz, não consigo sequer colocar no lugar de quem tem o fogo perto e está a perder tudo o que tem! :-(

    ResponderEliminar
  2. É mesmo impensável, nem consigo imaginar o sofrimento e o desespero de quem está a sofrer na pele :( Espero que tudo isto acabe rapidamente. E depois esses senhores incendiários são soltos com pena suspensa, ou apenas advertidos, são soltos e voltam a fazer o mesmo. São quase sempre os mesmos pirómanos todos os anos! É incompreensível, que justiça podre!

    ResponderEliminar