Boas ideias #29 - lutar pelo clima

by - sexta-feira, março 15, 2019

O que se passou hoje é emocionante. Milhares de estudantes em Portugal, muitos mais por toda a Europa, responderam ao apelo feito por Greta Thunberg, nomeada para o Nobel da Paz que, com apenas 16 anos, convenceu uma geração inteira, e mais, a sair à rua pelo clima.

O que vi hoje nos telejornais foram miúdos informados, preocupados com o seu futuro, o futuro da Terra, com os animais, com a poluição desmedida, as espécies que levámos à extinção, os recursos que não chegam, o aquecimento global, o uso desenfreado de plástico, o aumento do nível dos oceanos, as manifestações da natureza. Eles deram uma lição - tanto pela organização desta demonstração de força, como pela compreensão do que se passa, e mais do que tudo, pela empatia.

Mostraram eloquência, sabiam os dados, os estudos, percebem a consequência do que fizemos e do que continuamos a fazer; sabem que o planeta é só um, é a nossa casa, a única casa, e lutaram não só por eles, mas por nós e por todos os que hão-de vir.

Deram uma chapada de luva branca aos adultos egoístas que só pensam no seu próprio conforto e que não são capazes de dar um passo por nada nem ninguém. Sugeriram soluções, pediram a atenção dos populares, dos governos, contagiaram com os seus cartazes e gritos de guerra, chamando a atenção para um problema que é de todos, embora muitos escolham ignorar.

Uma réstia de esperança mora agora em mim, talvez nem tudo esteja perdido. Foi emotivo assistir a isto e sinto muito orgulho. Boa, miúdos.

Foto: António Pedro Santos/lusa

You May Also Like

2 comentários

  1. Também gostei de ver e recordei-me dos movimentos ecologistas dos anos 70, já lá vai meio-século, que tinham também como lema o anti-nuclear. Que esta luta não seja apenas um dia no ano, mas todos os dias do ano é o meu desejo. O futuro está nas mãos desta geração, sempre tão aliciada pelo poder instituído através da celebridade. Tenhamos esperança!
    Bom fim-de-semana com boas leituras e excelentes músicas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Faz lembrar sim senhor, a esperança recai neles e embora sejam a geração smartphone parecem elucidados - esperemos que assim se mantenham! Beijinhos e bom fim de semana

      Eliminar